top of page

Responsabilidade Social das Empresas

 

 

A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interação com todas as partes interessadas (clientes, investidores, fornecedores, autoridades locais, público em geral). Trata-se de um modo de contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização como forma de assegurar e aumentar a competitividade.

 

 

Reciclar o lixo industrial, apostar na formação dos recursos humanos ou lutar contra as práticas de trabalho infantil podem ser algumas das preocupações das empresas. A decisão de seguir um plano de responsabilidade social é voluntária, e implica um compromisso não só dos cargos de topo das organizações mas também de todos os recursos humanos e fornecedores. As organizações “responsáveis” seguem um modelo de gestão baseado no triple bottom line, também conhecido por 3 P’s, que tem em consideração o impacto económico (profit), social (people) e ambiental (planet) de todas as atividades da empresa.

 

 

As empresas que se envolvem em projetos de responsabilidade social estão assim a integrar os valores do desenvolvimento sustentável na sua gestão. Deste modo, as organizações “responsáveis” não trabalham apenas para satisfazer as suas próprias necessidades, mas também para o bem-estar da sua geração e das gerações futuras. Quando cumprem a sua responsabilidade social, as entidades estão a zelar e a respeitar os interesses de todos.

bottom of page