top of page

RESPONSABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

 

 

A responsabilidade dentro das organizações diz respeito ao conjunto de medidas que devem ser levadas a cabo para amenizar os problemas decorrentes da insatisfação no trabalho e desmotivação para com as equipas.

 

Algumas medidas passam pela adaptação do ambiente de trabalho ao trabalhador, através do aumento das atividades de lazer, desporto e relaxamento, atividades sociais, programas de interação social, a adequação salarial à função exercida, a formação de uma equipa de saúde ocupacional para avaliar situações de risco, adotando medidas preventivas e de apoio, entre outras.

 

Nas “Melhores Empresas para Trabalhar”, existe alguma coisa que transcende as medidas práticas. Não é o que as empresas fazem, mas sim como os seus líderes fazem. Não se pode assumir que as organizações com as práticas mais criativas, mais inovadoras, com os empregos menos stressantes sejam as mais apreciadas pelos colaboradores. Os programas/medidas são ferramentas essenciais que os líderes e gestores utilizam sistematicamente para criarem um excelente ambiente de trabalho alinhado com o negócio da organização. Mas é a seleção e implementação destas práticas que fazem a diferença, se estes investimentos se tornam bens ativos ou se, pelo contrário, prejudicam a cultura do local de trabalho.

 

Um excelente lugar para trabalhar, segundo a iniciativa “Great Place to Work” é aquele que inspira mais confiança aos seus trabalhadores. A confiança é o princípio que define os excelentes lugares para trabalhar – criada através da credibilidade, na gestão da organização, do respeito com que os colaboradores se sentem tratados e da forma como estes esperam ser tratados de forma justa. O nível de orgulho e de camaradagem que os colaboradores sentem entre si são os componentes adicionais essenciais para os colaboradores acreditarem e sentirem que trabalham numa excelente empresa. Para as empresas serem classificadas como excelentes lugares para trabalhar, estas são submetidas à avaliação dos seus colaboradores, através de questionários elaborados pela empresa Great Place to Work.

 

Os benefícios de um ambiente saudável e estimulante no contexto de trabalho geram múltiplos benefícios, tanto para a empresa como para o trabalhador. No primeiro caso, a satisfação profissional gera uma maior motivação, resultando numa produtividade melhorada. É esse tipo de desempenho que as organizações procuram nos seus colaboradores. Para os próprios trabalhadores, a colaboração na criação de um bom ambiente de trabalho e satisfação no mesmo são premissas para a motivação e realização pessoal, favorecendo a qualidade de vida e, consequentemente, a longevidade.

bottom of page