top of page

Novos Caminhos da Democracia

 

 

Na complexa sociedade de hoje existe dificuldade em analisar a real qualidade das políticas, pois os cidadãos carecem de tempo e motivação, frequentemente não dispondo de conhecimentos para avaliar a grande diversidade de matérias governativas.

 

 

Os exemplos mais conhecidos das soluções tradicionais, para esta dificuldade informativa e de avaliação efetiva das governações, são as descentralizações, uma comunicação social efetivamente pluralista e independente, a importância dos líderes de opinião, referendos e petições.

 

Exemplos de novos meios são os orçamentos participativos e os grupos de cidadãos estatisticamente representativos da população tomando decisões em nome da população em geral (ideia que começou a ser explorada por Ned Crosby e hoje é usada pelas Sondagens Deliberativas de James Fishkin e pelas Assembleias do Século XXI, da American Speaks, por exemplo).

 

Outra ideia que se tem desenvolvido são os “fóruns de cidadãos” propondo que estes distribuam entre si a análise dos diversos temas da governação, numa “democracia especializada”. Desde que os diversos grupos de cidadãos sejam abertos a quem quiser participar, então poderiam tomar decisões em nome da generalidade dos cidadãos.

Canal do Projeto Cidadania e Responsabilidade

Canal do Projeto Cidadania e Responsabilidade

Assista agora
bottom of page