top of page

Cooperativa Mondragón

 

 

A Cooperativa Mondragón é uma organização coletiva de várias cooperativas de trabalho associado.

 

Este movimento cooperativo é um dos mais fortes e desenvolvidos no mundo, sendo o sétimo grupo empresarial mais importante de Espanha e considerado um dos casos com mais sucesso do sector cooperativo, baseado na participação e no trabalho solidário.

 

A Cooperativa Mondragón considera que a sua missão é a produção e venda de bens, serviços e distribuição, utilizando métodos democráticos na sua estrutura organizacional e distribuição dos recursos gerados para o benefício de seus membros e para a comunidade.

O modelo de gestão da Mondragón diferencia-se das empresas “tradicionais” por respeitar o código e os valores cooperativos. Desta forma, a cultura empresarial de Mondragon baseia-se em 10 princípios: livre adesão, organização democrática, soberania do trabalho, natureza instrumental e subordinada do capital, participação na gestão, solidariedade retributiva, intercooperação, transformação social, carácter universal e educação.

A Cooperativa Mondragón aplica um modelo de gestão próprio que pretende, simultaneamente, alcançar posições de liderança e fomentar a cooperação. O modelo de gestão baseia-se na filosofia da organização, incidindo em quatro grupos:

a) Cooperação – Intercooperação e intracooperação;

b) Participação e humanidade no trabalho - Este modelo de negócios estimula a participação cooperativa dos trabalhadores da empresa sobre a propriedade (os trabalhadores são membros da empresa), na gestão (através das suas contribuições para melhorar produtos, processos e serviços) e os resultados (com base no trabalho contribuído). Os salários são divididos de uma forma justa e cada membro-trabalhador tem direito a um voto na Assembleia Geral. As cooperativas preocupam-se em manter os empregos existentes para seus associados nos períodos de crise e, quando há expansão do mercado, criam novos postos na região. Há também a recolocação de sócios-trabalhadores entre as cooperativas, nos períodos de crise, ou quando há necessidade de reestruturação de alguma cooperativa;

 

c) Responsabilidade Social - Uma empresa deve assumir o compromisso de contribuir para o progresso e o bem-estar da comunidade em que atua. 10% das receitas anuais são transferidas para um fundo que investe em atividades não apenas das cooperativas, mas sim que beneficiem toda a comunidade regional, como escolas, centros de saúde, grupos culturais, entre outras estruturas;

 

d) Inovação | Desenvolvimento tecnológico - Promove a formação e a inovação, desde o desenvolvimento das capacidades humanas às tecnológicas. O esforço partilhado, a constante adaptação às mudanças, a inovação tecnológica e o compromisso solidário com o desenvolvimento local e com o ambiente são fatores chaves do desenvolvimento da Mondrágon. Por sustentar-se em compromissos de solidariedade e utilizar métodos democráticos na sua organização e direção, a Mondragón incentiva a participação e a integração das pessoas na gestão, nos resultados e na propriedade das suas empresas, que então desenvolvem um projeto comum harmonizador do progresso social, empresarial e pessoal.

 

bottom of page